Segundo Allan Kardec, o codificador da Doutrina Espírita ou Espiritismo, em seu livro “O que é o Espiritismo”, em 1859, assim o define:

“O Espiritismo é ao mesmo tempo uma ciência de observação e uma Doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se podem estabelecer com os espíritos; como filosofia, ele compreende todas as consequências morais que decorrem dessas relações. O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, da origem e da destinação dos espíritos e de sua relação com o mundo corporal”.— Allan Kardec

As bases da Doutrina Espírita precisam estar em justa posição com suas finalidades. Pelo exame rígido dessas finalidades e conclusões esclarecidas das mesmas, que se chega à convicção das verdades que revestem a Doutrina Espírita.

Assim considerando, pode-se acrescentar que espírita é aquela pessoa que busca levar sua vida de forma cristã e que acredita nos seguintes preceitos básicos:

  • A EXISTÊNCIA DE DEUS: Um Deus único e perfeito.
  • A IMORTALIDADE DO ESPÍRITO: o espírito é imortal e indestrutível. Existia antes de nossa vida presente e sobreviverá à morte do nosso corpo físico.
  • A EVOLUÇÃO DOS ESPÍRITOS: todos os espíritos são criados simples e ignorantes e estão predestinados à perfeição. O espírito jamais regride, sempre evolui. Todos os espíritos atingirão a perfeição por seu próprio mérito, no exercício do aprimoramento moral e da implantação de sua capacidade intelectual.
  • A REENCARNAÇÃO: o espírito imortal retorna ao mundo físico quantas vezes forem necessárias para que experimentando diversas situações, possa ganhar sabedoria.
  • A COMUNICAÇÃO ENTRE MORTOS E VIVOS: o que diferencia os vivos dos supostos mortos é apenas a existência do corpo material. Assim, o Espiritismo compreende como natural o intercâmbio entre os mundos físico e espiritual.
  • CRISTO COMO MODELO: os espíritas têm Jesus Cristo como modelo de espírito muitíssimo evoluído. Consideram que o estudo e a prática dos ensinamentos de Jesus são de grande valia para nossa própria evolução espiritual.
  • A REFORMA ÍNTIMA: por compreender sua imperfeição moral, os espíritas tomam para si a responsabilidade de aprimorar-se. Chamam esse processo de reforma íntima.
  • O LIVRE-ARBÍTRIO: o espírito é senhor de seu destino. Tem autonomia para fazer o que bem entende. Escolhe seus caminhos e por ele segue.
  • CAUSA E EFEITO: o espírito graças ao seu livre-arbítrio age como deseja, mas, por justiça das leis divinas, experimenta inexoravelmente a ventura ou o sofrimento como resultado de suas ações.
  • O ESTUDO: o objetivo de todo espírita é sua evolução moral, intelectual e por consequência espiritual. E sabe que a evolução vem pela ilustração e prática do bem. Por isso os espíritas compreendem a necessidade do estudo. Os espíritos que já trabalharam arduamente em sua evolução moral e intelectual, os absolutamente evoluídos, conhecem tudo. E segundo o espiritismo é o futuro de todos nós, espíritos.
  • A CARIDADE: espíritas buscam a prática do bem e pregam a prática da caridade como essencial na conquista da evolução espiritual.
  • A SIMPLICIDADE: o espiritismo busca manter-se o mais próximo possível do cristianismo puro. Não tem dogmas, ritos, paramentos, dízimo, dias sagrados, cidades sagradas, templos especiais, orações padrão e outras práticas supersticiosas ou superficiais, Prende-se apenas a temas relevantes como o estudo, a reforma íntima e a busca incessante do bem.

O Espiritismo fornece o conhecimento da razão da vida com todas as suas peripécias e vicissitudes para o alcance das altas regiões próximas a Deus, para a aquisição das glórias imperecíveis do Universo Infinito.

A teoria espírita congrega magnificamente as suas bases com suas finalidades, desdobrando ilimitados horizontes de estudo, progresso, sabedoria, amor e felicidade.

O Espiritismo é, por isso, a mais alta significação da moral e da sabedoria que o espírito humano pode receber para a realização da sua alta aspiração; erguida sobre três indestrutíveis colunas – fé, esperança e caridade -, é o guia dos povos no seu caminhar incessante para Deus.